NOTÍCIAS

XVIII ENANPUR – OFICINA DE PÓS-GRADUAÇÃO

A Comissão Organizadora do XVIII ENANPUR informa que a submissão de resumos para a OFICINA DE PÓS-GRADUAÇÃO encerra no dia 21 de dezembro de 2018.

A Oficina é destinada a alunos de doutorado ou mestrado e é organizada pelas professoras Heloisa Soares de Moura Costa – IGC/UFMG, Maria do Livramento Miranda Clementino – PPEUR/UFRN, Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha – PPGAU/UFRN e Maria Lúcia Refinetti Martins – PPGAU/USP.

XVIII ENANPUR: NOVOS PRAZOS

NOVOS PRAZOS:

Submissão de artigos para as Sessões Temáticas: 02/12/2018

Submissão de propostas de Sessões Livres: 02/12/2018

Submissão de propostas de resumos para a Oficina de Pós-Graduação: 21/12/2018

Leia mais para maiores detalhes.

Nota de pesar pelo falecimento de Luís de La Mora

Luis de la Mora, professor do MDU-UFPE, nos deixou esta semana. Pernambucano, nascido no México, chegou ao Recife nos anos 1970. Trabalhou com D. Helder Câmara antes de tornar-se professor. Dedicou-se a vida inteira aos movimentos sociais, tanto na academia, quanto no seu ativismo pessoal. Pessoa generosa, gentil, justa e sábia. Deixa saudades. E discípulos…

IX Seminário Internacional sobre o Desenvolvimento Regional

O Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional é um evento bianual, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR – Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. O evento é uma continuidade dos Seminários Nacionais de Desenvolvimento Regional, cuja primeira edição foi realizada em 1996, com periodicidade anual. A partir de 2002, o evento adquiriu abrangência internacional, com periodicidade bianual, e desde então vem se consolidando no Brasil, como um dos principais eventos que possibilita a reflexão, a análise e o debate interdisciplinar sobre a temática do desenvolvimento regional, entre pesquisadores, docentes e estudantes brasileiros dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e demais Programas de Pós-Graduação das áreas de Ciências Sociais e Humanas, bem como de pesquisadores e estudantes estrangeiros que desenvolvem pesquisas sobre essa temática.

Santa Cruz do Sul, 11 a 13 de setembro de 2019.

MANIFESTO EM DEFESA DA MANUTENÇÃO DO MINISTÉRIO DAS CIDADES

A Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), associação científica que reúne setenta programas de pós-graduação e pesquisa na área do planejamento urbano e regional, em consonância com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e Frente Nacional dos Prefeitos, vem por meio desta se manifestar em defesa da manutenção do Ministério das Cidades, tendo em vista a sua possível extinção pelo futuro Governo Federal, conforme vem sendo noticiada pelos meios de comunicação.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR: Processo Seletivo para Programa de Pós-Graduação

O REITOR DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR- UCSal, no uso de suas atribuições constantes no Art. 13 do Estatuto da Universidade, toma público que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo dos candidatos ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO – MESTRADO E DOUTORADO EM PLANEJAMENTO TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – PPGPTDS, regularmente aprovados pela CAPES/MEC, para 01 (uma) turma de 20 (vinte) alunos para o Mestrado e 01 (uma) turma de 10 (dez) alunos para o Doutorado, com previsão de início no mês de março de 2019, tudo na forma deste Edital e das Normas Complementares que venham a ser baixadas.

UNICHAPECÓ: Evento Ruralidades | Urbanidades – potencialidades e desafios para o desenvolvimento

IV Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento – IV SNPD
IV Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais da Área Planejamento Urbano e Regional e Demografia – Purd/Capes
III Seminário Território, Territorialidades e Desenvolvimento Regional: o Rural

Tema: Ruralidades – Urbanidades: Potencialidades e Desafios para o Desenvolvimento
Data de realização: 11 e 12 de abril de 2019
Local: Unochapecó – Chapecó/SC