I CILITUR – COLÓQUIO NACIONAL SOBRE CIDADES LITORÂNEAS E TURISMO



O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) sediado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizará o I CILITUR – COLÓQUIO NACIONAL SOBRE CIDADES LITORÂNEAS E TURISMO – na cidade de Recife entre os dias 30 e 31 de outubro de 2017.
A primeira edição do evento surgiu do encontro dos organizadores em torno da temática à luz dos campos disciplinares do Planejamento Urbano e Regional e da Arquitetura e Urbanismo e do Grupo de Pesquisa (CNPq) CILITUR – Cidades Litorâneas e Turismo das Universidades: UFPE, UFC e UFRRJ.
A relevância social do Colóquio consiste na oportunidade de discussão e de apresentação de ideias, pesquisas, análises críticas de intervenções e práticas que têm como ponto de interseção a intricada e dialética relação entre o turismo e a produção (e consumo) do espaço nas cidades litorâneas no Brasil em uma perspectiva multiescalar, que incluam processos socioespaciais regionais, metropolitanos e intra-urbanos relativos às manifestações da atividade turística nestes lugares.

Diante desse panorama diverso e complexo entre a atividade turística, as políticas públicas e seu reflexo na organização das cidades litorâneas, o I CILITUR convida pesquisadores e profissionais a contribuírem com o debate submetendo trabalhos completos para apresentação em sessões de comunicação ou pôsteres nos seguintes temas, que incluem, preferencialmente:
A) Urbanização turística
São bem vindos trabalhos que discutam os processos de urbanização turística em seus territórios em variadas escalas nas mais diferentes tipologias (segundas residências, hotelaria, resorts e empreendimentos turísticos imobiliários) e seus efeitos (morfológicos, sociais, econômicos e/ou ambientais) na produção e consumo do espaço.
B) Políticas de turismo e território
Essa tema acolhe trabalhos que buscam  avaliar o papel das políticas públicas de turismo, sejam de âmbito federal (incluindo o Prodetur), estadual ou municipal no sentido de dinamizar a atividade e sua relação com o território.
C) Turismo e conflitos socioespaciais
Trabalhos que busquem evidenciar as questões relacionadas à gentrificação e produção de ícones urbanos e arquitetônicos que promovam a visitação turística, os conflitos decorrentes dos impactos em bens ambientais e culturais e a exclusão da população autóctone decorrente do processo de gentrificação.
D) Turismo de base comunitária
Trabalhos interessados em evidenciar as iniciativas de turismo que vêm sendo desenvolvidas como alternativa ao modelo hegemônico, pautadas na participação popular, no combate à pobreza e em processos de autogestão empreendidos a partir do local, considerando as peculiaridades e as heterogeneidades do mesmo.
E) Interseção entre turismo e outras atividades
Trabalhos que enfatizam as relações entre paisagem, turismo e lazer, os conflitos com outras atividades econômicas e os usos litorâneos (pesca, porto, indústria, habitação, etc).

Submissão de trabalhos

Cilitur – I colóquio nacional sobre cidades litorâneas e turismo




    Devido a um erro ocorrido no acesso ao banco de dados, não será possível efetuar a listagem de . Por favor, tente novamente mais tarde. Caso o erro persista, contacte o suporte técnico.

Secretaria da  

A/C Cedeplar - Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/FACE
Avenida Antonio Carlos, 6627
Pampulha - CEP 31270-901 Belo Horizonte/MG - Brasil
Fone: +55 (31) 3409-7157 - E-mail: anpursecretariagmail.com

Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais

A/C Profª. Ana Cristina Fernandes - Editora Responsável

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH
Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO
Av. Acadêmico Hélio Ramos, s/n, 5º andar, sala 534,
Cidade Universitária, Recife/PE - CEP 50740-520
E-mail: revistaanpur.org.br

Website desenvolvido pela Unu Soluções