Categorias:

Compartilhe

Lançamento dos livros dos Prêmios ANPUR 2021 durante o XX ENANPUR

31/05/2023

Durante o XX ENANPUR, que ocorreu em Belém (PA) na última semana, foi realizado o lançamento dos livros resultantes dos trabalhos vencedores dos Prêmios ANPUR 2021.

Contemplado com o III Prêmio “Rodrigo Simões de Tese de Doutorado”, o trabalho de Luciano Pereira Duarte Silva (IG/UNICAMP) analisou as transformações que ocorrem na economia política da Região Metropolitana na Baixada Santista (RMBS) a partir do início da exploração e produção de petróleo da Bacia de Santos, mais precisamente no Pré-sal. Com o título “Economia Política das Cidades e Circuito Espacial Produtivo: a Baixada Santista e o Pré-Sal“, a tese está disponível para download no formato de livro (CLIQUE AQUI).

Já o pesquisador Thales Barroso Miranda (PPGAU/UFPA) venceu o XII Prêmio Brasileiro “Política e Planejamento Urbano e Regional” de Dissertação de Mestrado com o trabalho “A ilusão da igualdade: natureza, justiça ambiental e racismo em Belém“. A dissertação teve por objetivo revelar injustiças ambientais e desigualdades social e racial na produção do espaço urbano de Belém, historicamente marcada pelo crescimento urbano rentista, pela disputa territorial e inúmeras consequências ambientais. A obra também está disponível para download (CLIQUE AQUI).