Categorias:

Compartilhe

Escola em Transe – “Habitar o Centro – Morar é Central “

23/09/2020
[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title meta=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.3.4″ border_style=”solid” global_module=”1070″ saved_tabs=”all”][/et_pb_post_title][et_pb_text _builder_version=”4.3.4″ hover_enabled=”0″]

Vejam o convite abaixo.

“Amigas e amigos,
Na próxima sexta-feira, nossa Roda de Conversa tratará de um problema reincidente, a ser enfrentado na cidade moderna e contemporânea: a reocupação do centro urbano pela moradia. A segregação do espaço urbano, definindo “vocações” mensuradas em moeda corrente, obedece à lógica do mercado imobiliário, segundo seus próprios parâmetros e interesses especulativos.
Observa-se a desocupação das áreas centrais das cidades brasileiras e a transferência do morar para bairros afastados do centro ou para a periferia precarizada pela ausência de ação pública efetiva.
É neste quadro que desponta a participação da/do arquiteta/arquiteto, como profissional pautad@ pelos valores do planejamento urbano, da qualidade construtiva e do bem-estar social. A/o arquitet@ é, portanto, @ profissional que, junto com outr@s atores sociais, deve considerar e conduzir-se em vista do valor de uso do território e do edifício construído, considerada sua função social.
Nessa perspectiva, Escola em Transe considera habitar o centro, uma questão central para a qualidade de vida, o ordenamento e o direito à cidade, sua infraestrutura e convívio social.
Sob o tema “Habitar o Centro – Morar é Central “, Escola em Transe pretende debater as condições de habitabilidade do centro urbano e a preservação do direito à cidade, como valor fundamental da cidadania, a partir das comunicações de:
Helena Galiza (ETTERN/IPPUR/UFRJ);
Pedro da Luz (TAR/EAU/UFF e PPGAU);
Raquel Lejtreger (Ex Viceministra de Vivienda, Uruguay)
21ª Roda de Conversa: Habitar o Centro – Morar é Central, nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, às 16h.
Link de inscrição: https://forms.gle/tHfgCBQrzdB4gUi68
Não perca! Escola em Transe com vida! Somos todos Protagonistas!”

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]