Categorias:

Compartilhe

ANPUR presta homenagem ao arquiteto Ricardo Farret e renomeia prêmio em sua memória

04/05/2023

A ANPUR prestará uma homenagem póstuma ao arquiteto Ricardo Farret, falecido em 27 de abril de 2023. A partir de agora, o Prêmio Brasileiro “Política e Planejamento Urbano e Regional”, concedido bianualmente à melhor dissertação de mestrado na área, levará o nome de Prêmio Ricardo Farret.

A iniciativa é uma forma de reconhecer a trajetória e a contribuição do arquiteto para o campo do planejamento urbano e regional no Brasil. Ricardo Farret foi um dos membros fundadores da ANPUR, participando da primeira Diretoria (1984-1986) e, anos mais tarde, assumindo a presidência da associação (2008-2010). Ele também participou da criação do Mestrado em Planejamento Urbano da Universidade de Brasília (UnB), que depois deu origem ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGFau), onde atuou como professor e pesquisador por mais de 20 anos.

Farret foi uma referência para gerações de pesquisadores e profissionais da área, sempre empenhado em promover o debate e a reflexão crítica sobre as questões urbanas e regionais em nosso país. Dentre as suas contribuições, destacam-se o livro “A Questão Urbana” (1986), em co-autoria com Benício Schmidt, e o projeto do Centro Olímpico da UnB, em parceria com Márcio Vilas Boas. Sua atuação, seja como pesquisador, professor e gestor público, é um legado de grande valor intelectual e humano.

A partir de agora, o nome de Ricardo Farret se eterniza no Prêmio Brasileiro de Política e Planejamento Urbano e Regional, simbolizando o reconhecimento da ANPUR à sua trajetória e ao seu legado. O Prêmio Ricardo Farret será concedido pela primeira vez na edição 2023 dos Prêmios ANPUR, cuja cerimônia ocorrerá no XX ENANPUR, entre os dias 22 e 26 de maio, em Belém (PA).

Saiba mais: anpur.org.br/eventos-e-premios/premiacoes