Resultado da Primeira Fase do II Prêmio Rodrigo Simões de Teses de Doutorado (2019)

A ANPUR orgulhosamente divulga os trabalhos selecionados para a Segunda Fase de seleção do II Prêmio Rodrigo Simões de Teses de Doutorado. Devido à excelente qualidade dos trabalhos enviados, nove trabalhos foram selecionados nessa primeira fase, com a seleção de um trabalho adicional.

 

  • Reinventando o urbano. Práticas culturais nas periferias e direito à cidade
    Clarice Libânio – NPGAU/EA-UFMG
  • A importância da UFFS/Campus Laranjeiras do Sul (PR) e o Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu
    Luis Claudio Krajevski – PPGDR/FURB
  • Várzea do Tietê: Projeto e urbanização marginal
    Jordana Alca Barbosa Zola – FAUUSP
  • Mídia, território e comunicação ascendente: políticas e disputas para a democratização da comunicação na Argentina.
    André Buonani Pasti – Geografia Humana – USP
  • Práxis de Política Urbana no Brasil: Movimentos e Articulações Nacionais e Internacionais na Construção do Direito à Cidade
    Liana Silvia de Viveiros Oliveira – PPGAU/UFBA
  • O manejo interinstitucional da “degradação legítima”. A burocratização subordinada da avaliação de impactos ambientais no planejamento territorial coordenado pela política energética brasileira
    Julio Cesar Silva Dias – IPPUR/UFRJ
  • Articulações, sinergias e coalizões entre agentes públicos e privados na reestruturação urbana e imobiliária em Pelotas (RS)
    Natalia Daniela Soares Sá Britto – POSGEA/UFRGS
  • Mercado de trabalho e desigualdade: o nordeste brasileiro nos anos 2000
    Juliana Bacelar de Araújo – Instituto de Economia / UNICAMP
  • Polarização e centralidade: uma análise para a rede de cidades brasileira com foco nas cidades médias (2000-2010)
    Clauber Eduardo Marchezan Scherer – CEDEPLAR/UFMG

 

O resultado pode ser lido de forma completa na ata a seguir.

 

Premiação ANPUR 2019: Dissertações Selecionadas – Primeira Fase

É com profundo orgulho que a ANPUR anuncia as 8 (oito) dissertações selecionadas para a segunda fase da Premiação ANPUR 2019.

  • Mulheres e Periferias como fronteiras: o tempo-espaço das moradoras do Conjunto Habitacional José Bonifácio
    Carolina Alvim de Oliveira Freitas // FAU/USP
  • Territórios negros em Porto Alegre/RS (1800- 1970): Geografia histórica da presença negra no espaço urbano
    Daniele Machado Vieira // POSGEA/UFRGS 
  • A Qualidade da Participação Popular no Desenvolvimento Urbano da ZEIS Ilha de Deus
    Felipe Machado de Moraes // MDU/UFPE
  • Ver a cidade : modelagem da informação para regulação de assentamentos informais
    Mariana Quezado Costa Lima  // PPGau+d/UFC
  • Desmercantilização da habitação – Entre a luta e a política pública
    Marina Sanders Paolinelli // NPGAU/EA-UFMG
  • Refugiados urbanos – Estudo sobre a distribuição territorial de refugiados no Rio de Janeiro e seu impacto no processo de inteqração local
    Natalia da Cunha Cidade // PROURB/UFRJ
  • A Precificação dos Serviços de Saneamento de Agua e Esgoto e o Objetivo Social
    Savio Mourão Henrique // PPG PGT/UFABC
  • Rios urbanos e paisagem: Do Convívio à Neqação em Cachoeiro de ltapemirim – ES
    Tainah Virgínia Cypriano Penna  // PPGAU/UFES

A seleção dos trabalhos é fruto de um trabalho colaborativo da comissão presidida pelo Prof. Dr. José Júlio Ferreira Lima, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará, e da qual fazem parte os docentes: Profa. Dra. Rosana Denaldi, Profa. Dra. Isa Rocha, Prof. Dr. Rômulo Ribeiro e Prof. Dr. Renato Pequeno. No total foram submetidas 44 dissertações, das quais duas não apresentaram a documentação exigida pelo edital.

A listagem pode ser vista integralmente na ata a seguir.

Termo de Adesão junto ao Ministério Público Federal

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR, formaliza sua ADESÃO AO TERMO DE COOPERAÇÃO celebrado com o objetivo geral de acompanhamento e enfrentamento de denúncias de violências, assédios e outras formas que configurem ação arbitrária contra associadas e associados das referidas entidades (professores, pesquisadores e estudantes), no exercício de suas atividades, visando proteger e dar garantias à liberdade docente, à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, expressar e divulgar o pensamento por meio de artigos, pareceres, relatórios, laudos, aulas, eventos acadêmicos, em conformidade com o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

O termo pode ser acessado diretamente seguindo o link a seguir.

MANIFESTO DE INDIGNAÇÃO PELA TRAGÉDIA DE BRUMADINHO

A Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) vem por meio desta, manifestar sua indignação em virtude da tragédia ocorrida com o rompimento da barragem de retenção de resíduos de mineração da empresa Vale, Mina do Feijão, ocorrida na cidade de Brumadinho, MG, no dia 25 de janeiro próximo passado.

O manifesto pode ser lido integralmente seguindo o link.

Adesão ao Termo de Cooperação celebrado entre a Procuradoria Federal de Direitos do Cidadão (PFDC) do Ministério Público Federal (MPF)

Ofício Circular nº 01/2019/ANPUR São Paulo, 07 de janeiro de 2019.

Prezados(as) Coordenadores(as) dos Programas Associados e Filiados,

Tendo em vista as ondas de reacionarismo, de obscurantismo, de intolerância política e à liberdade de opinião, que deverão se acentuar a partir de agora, e com o intuito de representar e defender o interesse de seus associados e filiados, como reza o inciso IV do artigo 14 do Estatuto de nossa Associação, esta Diretoria Executiva assinou em 21 de dezembro próximo passado Termo de Adesão ao Termo de Cooperação celebrado entre a Procuradoria Federal de Direitos do Cidadão (PFDC) do Ministério Público Federal (MPF) e várias associações científicas. 

O Termo de Cooperação em tela tem por objetivo geral o acompanhamento e enfrentamento de denúncias de violências, assédios e outras formas que configurem ação arbitrária contra membros das entidades científicas (professores, pesquisadores e estudantes), no exercício de suas atividades, visando proteger e dar garantias à liberdade docente, à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, expressar e divulgar o pensamento por meio de artigos, pareceres, relatórios, laudos, aulas, eventos acadêmicos, em conformidade com o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

 

Nesse aspecto, solicitamos AMPLA DIVULGAÇÃO À COMUNIDADE ACADÊMICA de todos os Programas Associados e Filiados da ANPUR no sentido de que toda e qualquer ação que configure assedio ou violência contra qualquer membro dessa comunidade no exercício ou em decorrência de suas atividades seja imediatamente reportada pelos Programas a esta Diretoria, que será devidamente encaminhada à PFDC para as devidas providências legais e administrativas.

Como já expressamos em comunicações anteriores, continuamos na nossa luta incansável pela Democracia, pelos Direitos Humanos e pela Paz Social como valores essenciais da Nação e nos colocaremos reiteradamente contra toda e qualquer manifestação de intolerância às liberdades de expressão, de convicção filosófica e política, de atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, direitos assegurados pela Constituição Federal Brasileira.

Desejando muita garra e perseverança para 2019, atenciosamente

EDUARDO ALBERTO CUSCE NOBRE
Presidente

O arquivo do Ofício pode ser lido em sua íntegra no link a seguir.

XVIII ENANPUR – OFICINA DE PÓS-GRADUAÇÃO

A Comissão Organizadora do XVIII ENANPUR informa que a submissão de resumos para a OFICINA DE PÓS-GRADUAÇÃO encerra no dia 21 de dezembro de 2018.

A Oficina é destinada a alunos de doutorado ou mestrado e é organizada pelas professoras Heloisa Soares de Moura Costa – IGC/UFMG, Maria do Livramento Miranda Clementino – PPEUR/UFRN, Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha – PPGAU/UFRN e Maria Lúcia Refinetti Martins – PPGAU/USP.

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR/Câmpus Pato Branco : Processo Seletivo de Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR/Câmpus Pato Branco inicia o processo seletivo de sua primeira turma de doutorado. As inscrições podem ser feitas até 19 de dezembro pelo site do PPGDR, onde está publicado o Edital de Seleção: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgdr

As atividades da nova turma iniciarão no primeiro semestre de 2019.

O edital pode ser lido em sua integridade através do link.

XVIII ENANPUR: NOVOS PRAZOS

NOVOS PRAZOS:

Submissão de artigos para as Sessões Temáticas: 02/12/2018

Submissão de propostas de Sessões Livres: 02/12/2018

Submissão de propostas de resumos para a Oficina de Pós-Graduação: 21/12/2018

ESCLARECIMENTO:

 

O XVIII ENANPUR recebeu expressivo número de submissões de trabalhos (mais de 900) nas 16 Sessões Temáticas e propostas de Sessões Livres (mais de 90) até as 17:00 da quarta, dia 21 de novembro. Temos também quase 1600 registros no sistema SISGEENCO.

Muitos colegas (incluindo a própria secretaria da ANPUR) nos informaram de dificuldades de acesso à página do XVIII ENANPUR e ao sistema SISGEENCO, na tarde de hoje. Após análise, verificamos que este está funcionando adequadamente, mas pode ter ficado muito lento devido ao grande número de acessos ao mesmo tempo. Entendemos que, no início da noite, os acessos devem aumentar com a aproximação do horário de fechamento do prazo.

Decidimos, então, que o sistema SISGEENCO continuará aberto, até DOMINGO, dia 2 de dezembro de 2018,  23:59 no horário de Brasília, para submissão de trabalhos nos STs e de submissão de Sessões Livre. Evitem enviar seus trabalhos e propostas de última hora. O sistema não mais será reaberto.

Verificamos também que há algumas inconsistências, como duplicações e envios incompletos. Algumas pessoas não perceberam nas normas do evento – e isto foi objeto de muitos esclarecimentos – que a inclusão do trabalho COMPLETO é necessária para a submissão. Assim, permitiremos a todos/as que ainda não o fizeram que complementem e encaminhem as suas submissões. Durante o prazo de reabertura do sistema, é também possível reenviar seus trabalhos aos STs e propostas de Sessões Livres.

Informamos ainda que o prazo para submissão de propostas para a OFICINA DE PÓS-GRADUAÇÃO é a sexta-feira, dia 21 de dezembro de 2018.

O nosso objetivo é permitir a toda a comunidade anpuriana a tranquilidade para realizar um bom trabalho. Faremos o que for necessário para facilitar o processo de submissão e análise dos trabalhos e propostas. Estamos monitorando o sistema e verificando os emails com frequência e, hoje, durante todo o dia.

Márcio Moraes Valença

Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros

Nota de pesar pelo falecimento de Luís de La Mora

Luis de la Mora, professor do MDU-UFPE, nos deixou esta semana. Pernambucano, nascido no México, chegou ao Recife nos anos 1970. Trabalhou com D. Helder Câmara antes de tornar-se professor. Dedicou-se a vida inteira aos movimentos sociais, tanto na academia, quanto no seu ativismo pessoal. Pessoa generosa, gentil, justa e sábia. Deixa saudades. E discípulos…

XVIII ENANPUR – ADIAMENTO DE PRAZO

COMUNICADO

ADIAMENTO DE PRAZO

Considerando o envolvimento de muitos pesquisadores anpurianos nas eleições e atendendo a infinitos pedidos, o prazo para submissão de ARTIGOS NAS SESSÕES TEMÁTICAS e de submissão de SESSÕES LIVRES, para o XVIII ENANPUR, fica adiado para 21 DE NOVEMBRO DE 2018.

Espalhem a notícia!

Em breve, a informação estará atualizada na página do evento e no APP. Aliás, quem ainda não baixou o APLICATIVO para celular, este está disponível tanto para ANDROID como para IOS.

Márcio Moraes Valença – Coordenador geral

Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros – Coordenadora geral adjunta

Maiores informações, assim como as formas para submissão de artigos e Sessões Livres podem ser obtidos no site do evento.