Categorias:

Compartilhe

4a edição CINEMA URBANA

27/03/2022

Veja o comunicado da equipe organizadora.

“Cinema Urbana – Mostra Internacional de Cinema de Arquitetura já está preparando a sua 4a edição, que vai acontecer em agosto de 2022. A mostra exibe filmes nos gêneros documentário, ficção e experimental nos quais a arquitetura e as cidades são protagonistas. Mas a cidade não foi sempre o principal cenário e tema dos filmes, desde a origem do cinema? A cidade e a arquituetura foram, não somente inspiração, mas estabeleceram as bases e o suporte para o surgimento do cinema, assim como, a cidade deve muito ao cinema. É possível dizer que um não existe sem o outro!
Entre essas indagações, Cinema Urbana convida a todas a explorar, ver, sentir e ouvir sobre cidades, arquiteturas, arquitetos, habitantes de cidades de vários lugares do mundo.
Já foram exibidos na Mostra mais de uma centena de filmes de mais de 70 países, com uma programação diversa que conta com palestras, seminários, painéis de debates, homenagens, visitas guiadas e exibições ao ar livre que são uma verdadeira experiência cinematográfica.

As inscrições para filmes estão abertas até o dia 15 de abril de 2022 pela plataforma filmfreeway.com

Esse ano a Cinema Urbana vai realizar a 2a edição do Seminário de Arquitetura e Cinema, onde serão apresentados artigos científicos que divulgam pesquisas relacionadas à essa interseção entre arquitetura, cidades e cinema. Na primeira edição os melhores artigos foram publicados em um dossiê temático do Periódico Paranoá – Cadernos de Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-Graduação da FAU/UnB, e podem ser acessados aqui. Os artigos são apresentados na sala de cinema, onde é possível exibir trechos dos filmes relacionados às pesquisas. E neste ano o Seminário terá formato híbrido, ampliando a possibilidade de participação e debate.

As submissões de artigos estão abertas até o dia 01 de junho de 2022, e o formulário e template para envio do artigo completo estão disponíveis no site cinemaurbana.com

Nos vemos em agosto!

Equipe Cinema Urbana”