Categorias:

Compartilhe

41ª Roda de Conversa: “Ensinando a Criar – O Projeto como disciplina”

15/04/2021

Veja o comunicado da organização:

“Amigas e amigos,

“Ensinando a Criar – O projeto como disciplina” é o tema da quadragésima primeira Roda de Conversa promovida pela Escola em Transe, a se realizar em 16 de abril, de modo virtual, a partir das 16h.

O tema já havia sido debatido há três semanas, em nossa 38ª Roda de Conversa. Entretanto, devido ao grande interesse despertado, convidamos novos debatedores para expor suas ideias e dividir conhecimentos sobre a matéria, que é central para o curso de arquitetura e urbanismo.

Relembrando Alfonso Corona Martinez, em “Ensaio sobre o Projeto” (1991), “as expressões “Desenho Arquitetônico”, “Composição Arquitetônica”, “Arquitetura”, “Projetos”, “Ateliê de Projetos” designam um conjunto de matérias do ensino da prática projetual, que se assemelham bastante nas diferentes escolas de arquitetura” (…) “Esse conjunto é considerado o núcleo do currículo de Arquitetura, a tarefa essencial do arquiteto”. (…) “Essa disciplina é o tronco do currículo porque os arquitetos desenham edifícios, e o atelier de projeto é o local onde aprendem a desenhá-los: é a parcela mais específica da formação. (…) O decisivo não é possuir conhecimentos, mas sim exercitá-los e exibi-los implicitamente nos resultados”.

É em torno do projeto e de seu ensino que podemos visualizar com maior nitidez as tensões transformadoras que fizeram a história de nossa prática até aqui e as perspectivas para a atuação e formação deste profissional, e do conjunto de conhecimentos específicos envolvidos. Diante dessa realidade e das provocações levantadas pelo autor citado, quanto à atualidade das escolas de arquitetura e urbanismo, Escola em Transe serve-se da oportunidade para colocar em debate o processo do ensino de projeto, suas potências e resultados na formação de arquitetos e urbanistas.
Para debater o tema e suas repercussões sobre os modelos de ensino que permeiam essa formação, convidamos os seguintes colegas e amigos, que, em suas vidas profissionais, têm se dedicado à formação de novos profissionais em nosso campo de atuação.
  • Ana Slade/ Diego Portas – FAU-UFRJ;
  • Gustavo Martins – EAU-UFF;
  • Ana Paula Polizzo – Atêliê Integrado – FAU-UFRJ;

Além destes, somos todos convidados para esta 41ª Roda de Conversa: “Ensinando a Criar – O projeto como disciplina, na próxima sexta-feira, 16 de abril, às 16h.
Não perca! Além de convidad@s somos tod@s Protagonistas!
Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/vg1LG6rYavevXxEj7

Vídeos de algumas Rodas de Conversa em https://www.youtube.com/channel/UCMSg6e3lzQlr30A01AVC_3A
 
Atenciosamente, 
Vitoria Gouveia
Monitora – Equipe Escola em Transe”