3º Seminário Urbanistas e Urbanismo no Brasil

mar 29, 2017 | Eventos, Nacionais

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU-UFPE), localizado na cidade de Recife, tem a satisfação de convidar os pesquisadores da história das cidades, da arquitetura, do urbanismo e da engenharia urbana, da história das trajetórias profissionais e da história das ideias no âmbito do urbanismo e planejamento territorial, a enviarem trabalhos para o III Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil, a ser realizado nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2017, no Museu da Cidade do Recife.

Nesta 3ª edição do Seminário, que nasceu em Brasília, em abril de 2013, o tema será URBANISTAS E URBANISMO MODERNO: TRAJETÓRIAS MÚLTIPLAS E JUÍZOS HISTORIOGRÁFICOS.

Privilegiam-se, nesse sentido, contribuições sobre agentes que perpassam mais de um campo de atuação (seja projetual, didático, teórico, legislativo, de gestão) ou que articulem mais de um campo de saber (arquitetura, urbanismo, engenharia sanitária, história, conservação, sociologia, filosofia, direito, artes), ajudando a construir uma visão de cidade ou do urbanismo sem os atuais limites disciplinares, nos levando a desafios importantes do ponto de vista crítico e historiográfico. São justamente, então, os juízos historiográficos o segundo enfoque dessa edição, para se pensar nos desafios de se estudar essas trajetórias múltiplas, abrindo-se, ainda, para a incorporação de temas como o da fortuna crítica de urbanistas e planejadores, as relações entre historiografia e ideologia, trajetórias vinculadas a regimes ditatoriais e outros urbanismos não modernistas. Buscando aprofundar questões e discussões a respeito desse amplo recorte historiográfico, indicamos duas temáticas específicas que poderão nortear os trabalhos a serem enviados para seleção e montagem das sessões de comunicação nestes eixos.

O Seminário terá o seguinte formato:

 

  • Mesas redondas com pesquisadores convidados;
  • Sessões de comunicação – compostas por autores de textos selecionados. Os textos devem apresentar os resultados de pesquisas recém finalizadas ou em estágio avançado de desenvolvimento, a serem organizados em sessões com quatro apresentações;
  • Além do Coordenador, que será um membro da Comissão Científica, cada sessão contará com um Debatedor;
  • Após as considerações do Debatedor, a discussão será aberta à participação dos autores e do público.

informações disponíveis neste link: http://3suub.lup-ufpe.net.br/